COMO ESCOLHER A ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS

Pontos fundamentais na escolha ideal da administradora de condomínios
Síndica Profissional Edilene Velloso de São Paulo foto: Brbrasis

Parceria, comprometimento, cumprimento de prazos, conhecimento, inovação são alguns itens fundamentais apresentados por síndicos em Pesquisa realizada pela Brbrasis Condomínios em parceria com o Clube Síndico Profissional ao falar de quais itens são indispensáveis na hora de escolher uma administradora de condomínios.

Um síndico só consegue fazer uma gestão eficiente com empresas qualificadas ao seu lado. E a administradora tem papel fundamental. Para a Coordenadora do Clube Síndico Profissional e Gestora da Brbrasis Condomínios Eli Antonelli é fundamental que o síndico saiba fazer esta seleção. "Quem escolhe a empresa de administração de condomínios é o síndico. É muito importante esta autonomia. A administradora tem um papel fundamental na gestão  eficiente do condomínio. Tem que haver uma sinergia grande entre os dois trabalhos operação e gerencial", pontua.

Para a Síndica Profissional de São Paulo Edilene Velloso existe alguns aspectos "chaves" sobre este assunto. "A escolha da Administradora para o Condomínio, têm que ser feita de uma forma seletiva e a verificação de certos pontos na hora da avaliação.A estrutura física e virtual, a capacitação no atendimentos aos seus clientes e ser forte no mercado de condomínios. Esses 03 aspectos fazem com que a “GESTÃO” seja de excelência", opina.

Eli Antonelli enfatiza a importância de uma comunicação clara e objetiva entre síndico e administradora de condomínios. " Percebemos muito nas pesquisas que os síndicos muitas vezes não tem uma comunicação direta com a administradora, que o trabalho tende a ser meramente operacional, fazer pastas, mandar boletos. E esta relação tem que ser muito mais profunda e próxima para que haja resultados positivos para os dois, principalmente para os condomínios.", destaca.

A sindica profissional Edilene Velloso concorda "Em qualquer atividade realizada diariamente a comunicação está presente e quanto mais clara e precisa, menos chance de gerar dúvidas ou atritos entre os envolvidos. No dia a dia de um condomínio não é diferente. Seja na comunicação entre moradores, funcionários, prestadores de serviços, síndicos(as) e administradoras. Para todos os envolvidos nesse mercado, toda e qualquer comunicação é importante", diz.

Ela complementa afirmando  que  a comunicação eficiente é necessária tanto para mediar conflitos, quanto para deixar moradores e funcionários alinhados com a Administração. “Existe uma grande necessidade de diálogo e comunicação em todo o mundo, e conseguiremos resolver tal demanda, sobretudo nos lugares aonde moramos. Porém é preciso entender a diferença entre comunicação constante com a comunicação em excesso: pontualidade e objetividade nos assuntos certamente ajuda a condôminos e funcionários não olharem com indiferença”.

Há  várias ferramentas hoje em dia, que devem ser adequadas conforme o cenário de cada condomínio. Por exemplo ela cita que não adianta pensar em cartazes, se as pessoas não têm hábito de parar para ler. Aconselho a atentar a essa “ferramenta fundamental”, na hora da contratação dos serviços da “Administradora”, a comunicação tem quer ser a mais transparente possível e o acesso para o Condômino a qualquer tempo."Temos a tecnologia a nosso favor, isso aproxima o síndico (profissional) de moradores e funcionários juntamente com a Administradora.Mais comunicação, menos conflito", diz.

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Comentários

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